CÃES E GATOS TAMBÉM PODEM DOAR SANGUE E SALVAR A VIDA DE OUTROS PETS
O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quinta-feira (14), de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). A data tem como objetivo homenagear todas as pessoas que praticam esse ato solidário e, também, conscientizar sobre a importância de doar sangue. O movimento Junho Vermelho, criado em 2014, chama a atenção para essa causa.
O ato de doar sangue não é importante apenas para os seres humanos. Ele também dá chances de vida para cães e gatos que sofreram um acidente ou foram diagnosticados com alguma doença. Portanto, os pets também podem doar e receber sangue. Mas, assim como os humanos, os animais precisam atender alguns critérios para doar.
- Published in Dicas
CÁLCULOS URINÁRIOS EM GATOS: COMO PREVENIR?
Quem tem um bichano em casa sabe bem que, normalmente, ele não é muito fã de água e, por isso, ingere pouca quantidade ao longo do dia. Esse hábito adquirido dos seus ancestrais – que não bebiam água para evitar ataques de predadores – faz com que a urina seja altamente concentrada, o que predispõe à formação dos cálculos urinários.
Mas, além da desidratação, fatores como estresse, obesidade e má alimentação também podem contribuir para o desenvolvimento dos cálculos (ou “pedras na bexiga”), que são um grave sintoma das doenças que afetam o trato urinário inferior (bexiga e uretra) dos gatos. Esses cálculos podem causar muita dor e até mesmo provocar a morte do animal.
- Published in Sem categoria
DICAS PARA PROTEGER SEU PET DO BARULHO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
Eles rasgam o céu com muitas cores, luzes e barulhos. Na noite de Réveillon, eles são a atração principal e indispensável. Estamos falando dos fogos de artifício, artefato usado para encantar e divertir as pessoas, mas que causa efeitos totalmente diferentes (e negativos) nos animais de estimação. Para os tutores de cães e gatos, a queima de fogos costuma ser preocupante, porque o barulho e o clarão provocados pelos rojões assustam os pets, até mesmo aqueles mais corajosos e confiantes.
O medo de fogos de artifício é muito comum nos cães e ocorre porque eles possuem a capacidade auditiva quatro vezes maior do que a do seres humanos. Portanto, para os cachorros, um simples ruído se torna um barulho muito forte e ensurdecedor. A queima de fogos na virada do ano é um verdadeiro bombardeio para eles, por isso ficam tão amedrontados. Alguns tentam fugir de casa, outros procuram um lugar para esconder, e há aqueles que ficam agressivos. Mas não são apenas os cães que sofrem com os rojões. Os gatos também têm medo do barulho porque são animais que gostam da rotina e tranquilidade. O som fora do habitual provocado pelos fogos de artifício faz com que os felinos fiquem transtornados e tenham reações como as dos cães.
- Published in Dicas
MANTENHA A TOSA EM DIA
A tosa traz muito mais benefícios além do estético, ajudando a manter a saúde do animal por meio da prevenção do acúmulo de sujeiras e nós em seus pelos. Esse serviço é indicado a todo tipo de cão, principalmente aos de pelos mais longos.
- Published in Dicas
O BANHO É UM DOS CUIDADOS MAIS IMPORTANTES QUE O DONO DE UM PET PRECISA TER
Prefira levar o seu cão ao pet shop ao invés de dar banho nele sempre em casa, pois no pet trabalham profissionais especializados em estética animal, de modo que sabem exatamente quais os melhores produtos, acessórios e procedimentos para higienizar cada cão, de acordo com as suas características.
- Published in Dicas