Animais de estimação tem se tornado parte fundamental nos lares brasileiros, deixando as casas muito mais alegres, porém nem todas as pessoas pensam em ter um cão ou gato na sua casa e acabam optando por um pet não convencional, você já ouviu falar?
Pets Exóticos ou não convencionais, como o próprio nome já sugere, são animais de estimação menos habituais, alguns já são bastante comuns como coelhos, papagaios e jabutis, enquanto outros como cobras e saguis podem ser mais difíceis de serem encontrados. A popularidade desses animais vem crescendo cada vez mais, seja por algumas espécies necessitarem de menos cuidados, seja pela vontade de ter um animal incomum.
Por serem tão diferentes de cães e gatos, o comportamento, alimentação e cuidados com esses animais também serão diferentes. Espécies como aves, coelhos e porquinhos da índia quando vivem na natureza são presas e por isso, extremamente assustados e sensíveis ao estresse, podendo desenvolver uma série de enfermidades caso o ambiente não seja adequado para o animal. Do mesmo modo, a alimentação precisa ser fornecida corretamente para evitar problemas como obesidade e deficiências nutricionais que podem levar o animal a óbito caso não controladas.
Ao ficarem doentes, essas espécies demonstram de maneira muito sutil, podendo muitas vezes a enfermidade passar desapercebida pelos tutores quando em estágios iniciais, portanto é importante sempre fazer o acompanhamento periódico do animal com médico veterinário, para que possíveis alterações sejam observadas logo no início evitando complicações e garantindo o bem-estar do animal.
Além disso, antes de adquirir um pet não convencional é importante pesquisar sobre o ambiente para encontrar a espécie que melhor se adapte ao seu novo lar, além de levar o animal para atendimento veterinário especializado, para que sejam passadas todas as informações sobre cuidados e alimentação, garantindo que seu novo pet terá uma excelente qualidade de vida
Texto escrito por M.V. Vinicius Camarena
CRMV 42072-SP